Coordenador : Rosimere Ferreira Santana
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389878.2201.49849.23022023
Unidade/Órgão Adm.: CME
Departamento/Setor: MEM
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes do ensino médio, estudantes da graduação e da pós-graduação, do mestrado e do doutorado, Profissionais da ILPI (limpeza técnico administrativo, enfermeiro, técnico, cuidadores, medico, nutricionista, fisioterapia, educador fisico), profissionais da rede de atenção, gestores e organizações sociais.
Local de atuação: Villa Vecchia Hospedagem Serviços e Eventos Ltda Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Desenvolver um programa de implementação da melhoria de qualidade de uma Instituição de longa permanência para idoso - ILPI Escola 1.4.2 Objetivo Específico Identificar a incidência dos indicadores de qualidade propostos pela RDC 502/2021 na ILPI - Escola antes e após à implementação do Programa de Melhoria de Qualidade; Elaborar em conjunto com os profissionais, alunos e membros da comunidade da ILPI (UBS, PMF, voluntários e família) um Programa de Melhoria de Qualidade; Implementar um Programa da Melhoria de Qualidade para redução dos indicadores desenvolvidos de modo dialógico; Produzir material didático interativo, criativo e de fácil difusão para profissionais ILPI, estudantes, família e comunidade. Analisar o impacto do Programa de Melhoria de Qualidade na prática da ILPIs- Escola.
Resumo
Através da Resolução 620, o COFEN visa normatizar as atribuições dos Profissionais de Enfermagem nas instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI -, considerando a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, que preconiza a Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) na redução do risco de desfechos indesejados na saúde global de uma pessoa idosa. Com isso, fica exposto que é imprescindível a promoção do encontro de estudantes do ensino médio, alunos da graduação e da pós-graduação (residência, mestrado e doutorado) com idosos que residem em ILPI. Destacando a importância da Intergeracionalidade e da promoção do envelhecimento saudável, visando a construção de uma sociedade sustentável. Diante disso, a Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI - ESCOLA: espaço de treinamento profissional, intergeracionalidade e boas práticas visa promover atividades que disseminam conhecimentos teóricos e práticos sobre a Saúde do Idoso e ILPI, e tem como objetivo contribuir na formação pessoal e profissional de discentes de diferentes níveis capazes de interagir dialogicamente para o desenvolvimento de relações entre Universidade e um setor social em franca expansão ainda marginalizada do conhecimento cientifico e formação qualificada. Destaca-se que a cidade de Niterói está à frente com a criação da Associação Niteroiense de Instituição de Longa Permanência Para Idosos, a Anilpi, uma potência de diálogo entre sociedade, empresa e Universidade. A popularização e marginalização da velhice tem criado o efeito do abandono em ILPIs clandestinas pela falta de investimento público e estudos visando a transformação social e aliança intersetorial como se espera no desenvolvimento desse projeto.